A História

2012 - FILA chega à Turquia com uma nova filial.

2011 – FILA penetra o mercado da India investinfo na companhia Writefine Products Private Limited (WFPL).

2008 – FILA entra no mercado alemão com a aquisição da histórica marca Lyra. Mediante a aquisição de 100% da companhia, introduz-se num dos países considerados “os pais” dos lápis. Esta operação também permite a entrada na Escandinávia e no sul da Ásia.

2006 – FILA adquire umas novas instalações em Pero (Milão).

2005 – Dá-se lugar a aquisição da companhia Dixon Ticonderoga Prang, líder na produção e comercialização de lápis em todo o continente americano.

2004 – FILA apresenta GIOTTO be-bè uma linha de colorir,  completa, segura e especializada para crianças a partir dos 2 anos, desenhada para desenvolver a criatividade dos mais pequenos através de jogos e de cores. 

No final do ano, FILA decide ceder as suas acções da Interfila Srl para concentrar-se maioritariamente sobre o ore business representado para o mundo da escola e lança uma OPA para a aquisição da companhia Dixon Ticonderoga Prang.

2002 – A FILA adquire a sociedade Papelaria Mediterranea, SL, distribuidor exclusivo para o mercado espanhol desde 1996. A filial espanhola passou a denominar-se Fila Hispania, SL em 2007.

2000 – A FILA reforça a sua presença na Europa mediante a aquisição da companhia francesa Omyacolor S.A., principal fabricante mundial de giz e uma das mais importantes empresas francesas na área de produtos para desenho, modelagem, etc. Paralelamente, adquire 50% de Clac Ltda. ( Companhia de Lápis e afins do Chile ), uma joint venture Chilena especializada na produção de artigos para desenho.

1998 – A linha artigos para desenho enriquece-se com a introdução de uma ampla gama de artigos para desenho técnico e profissional: A nova linha Euroilca, composta por um amplo sortido de réguas, esquadros e outros acessórios.

1994 – A FILA entra no mundo dos artigos para modelagem, graças à aquisição de uma das empresas de excelência e importantes do sector a “Adica Pongo” com as suas marcas Didò, Pongo e Das.

1992 – A vontade de diversificar e valorizar a competência produtiva leva à aquisição de 50% da interfila, empresa fabricante de lápis cosméticos e de lapiseiras em plástico para as principais empresas do sector como L´Oreal, Chanel, Christian Dior e Estée Lauder.

1980 – A linha Tratto, graças a sua investigação tecnológica e desenvolvimento  consegue uma amplitude e profundidade de gama entre as mais apreciadas a nível internacional, capazes de fazer frente a uso escolar, profissional e de escritório.

1979 – Tratto Pen recebe o prestigioso premio “Compasso d’Oro” (Golden Compass) graças a sua originalidade e funcionalidade do seu design.

1975 – Mediante a colaboração entre o Grupo de desenho Italia y TBWA, nasce a esferográfica Tratto, com a qual FILA apresenta uma nova forma de de escrever, apreciada a nível mundial.

1970 – Aparece TRATTO, uma linha caracterizada pelo seu moderno e inovador design e alto conteúdo tecnológico.

1960 – A linha Giotto é ampliada com novos artigos: lápis de cera dedicados aos mais jovens e marcadores com ponta em fibra, tão fáceis de usar como os lápis.

1959/1960 – A sede social é transferida para Milão, onde começa a funcionar a fábrica e produção de esferográficas em plástico, enquanto em Florensa continua a fábrica para a produção de artigos em madeira.

1956 – A família Candela entra para a FILA, dando lugar a um novo capítulo de crescimento e desenvolvimento da empresa a nível internacional.

1950 – Apresentam os lápis de cera e os guaches em tubo, ampliando a linha e permitindo de esta forma aumentar as técnicas de pintura já existentes.

1924 – Nasce a marca GIOTTO com os lápis de cor GIOTTO, caracterizados com a figura do grande pintor Giotto e o seu mestre Cimabue presente em todas as embalagens, tornaram-se assim as mais difundidas  e conhecidas em Itália.

1920 – A “Fabbrica Italiana Lapis e Affini” foi fundada graças ao espirito empreendedor de duas famílias de nobres florentinos, a família de Antinori e de Gherardesca.